sábado, maio 17, 2008

Introdução ao ASP.NET

Vamos falar um pouco sobre ASP.NET e sua colaboração com a construção da Web. Um pouco da tragetória até chegarmos a solução atual da Microsoft.

1. Arquitetura Cliente/Servidor
Definimos arquitetura Cliente/Servidor como um sistema com o qual contamos com dois componentes essenciais:

  • Uma máquina do tipo Cliente - A máquina receptora

  • Uma máquina Servidora - A máquina que transmite informações para o computador de um cliente


2. O que é ASP.NET?

Trata-se de uma solução vinda do ASP (Active Server Pages). Possui alguns bons atributos do ASP clássico porém com diferenças significativas. Por exemplo, no ASP, programa-se juntamente com VBScript, sem qualquer recurso de orientação a objetos e forçados a escrever tags HTML, JavaScript e scripts do lado do servidor em um mesmo módulo, sem qualquer suporte para depuração. Com o ASP.NET, temos o código do client e do server separados, que facilita a vida de programadores e de designers.

Outra característica é que podemos escrever em qualquer linguagem disponível para o framework, ou seja, podemos escrever nossas aplicações tanto C#, tanto em Visual Basic, tanto em Cobol.Net.
Para desenvolver em ASP.NET, pode-se começar usando o simples Notepad e um compilador .NET. Contudo, há ambientes de desenvolvimento com recursos interessantes, entre outros.

Nenhum comentário: