sexta-feira, maio 16, 2008

Introdução ao .NET Framework

Video-Aula: Não disponível;
Linguagem: Independe de Linguagem.


Trata-se de um novo paradigma que provê benefícios e vantagens para quem se dedica no estudo dessa técnica. Antes de iniciarmos os estudos, vejamos como funcionava a programação antes do uso de Máquinas Virtuais.

1. Conceitos


Figura 01 : Esta é a visão geral de como funciona o .NET Framework.


Antigamente, programavamos diretamente no hardware das máquinas, com linguagens tipo Assembly. Mas havia um crucial problema: Era difícil manter a operatividade entre diversas máquinas, ou seja, programava-se para apenas um tipo de hardware.

Com o avanço da Tecnologia, surgiu a possibilidade de programar diretamente para o Sistema Operacional, ao invés de programar diretamente no hardware. Logo, todas as máquinas que rodavam determinado sistema operacional poderiam rodar os aplicativos criados. Pois era o Sistema Operacional que controlava o Hardware, não mais o programador. Algumas das linguagens que controlam o sistema operacional: Delphi, Visual Basic 6.0, C, C++ e Lazarus.

Com o passar dos tempos, ainda permanecemos com o problema de incompatibilidade entre sistemas operacionais. por exemplo: Um sistema feito para Windows, dificilmente funcionaria em uma plataforma diferente como Unix ou Linux. Daí surge o conceito de Máquina Virtual. O novo paradigma é programar em cima de uma máquina Virtual conforme pode-se observar na figura 01. Com isso, nós ganhamos Portabilidade.

2. O que é .NET FrameWork?

.NET Framework é um software gratuito tipo máquina virtual, necessário para rodar aplicações escritas em .NET. Provê a CLR (Common Language Runtime) que é uma enorme biblioteca nativa do .NET, presente em todas as linguagens.NET.

Ao contrário que muitos imaginam, .NET não é uma linguagem de programação. Trata-se de uma plataforma de desenvolvimento de última geração e em constante aprimoramento. A partir desta plataforma, temos aproximadamente 96 linguagens para programação neste framework, inclusive uma desenvolvida por brasileiros chamada Lunar. As linguagens mais conhecidas em .NET são: VB.NET (Totalmente orientada a Objetos, como veremos nos próximos artigos), C# (Linguagem nascida apartir do glorioso c++) e F#.

3. Qual a melhor linguagem?
Não existe melhor linguagem para a plataforma. Isso pode ser explicado ao analisarmos o processo de compilação.

Figura 01 : Esta é a visão geral de como funciona o .NET Framework.


Na imagem acima, vemos o primeiro estágio do nosso programa, o código-fonte. Ao iniciarmos o processo de compilação, tudo o que escrevemos passa pelo compilador, e traduzirá todo o nosso código para uma espécie de código pré-pronto da plataforma.

Todo solicitação de seu aplicativo irá acontecer graças ao segundo compilador, o JIT, levando à máquina virtual apenas o que foi pedido pelo usuário, isso em tempo de execução. Resumindo: Todo código que criamos é convertido ao que chamamos de MSIL (Microsoft Intermediate Language), portanto acabou o chororô dos VBmaniacs =)

4. Comparação entre as Linguagens
Apenas para analisarmos o quão fácil e limpa são as linguagens .Net, acompanhe abaixo a comparação entre as linguagens C# e VB.NET.

Nenhum comentário: