sexta-feira, maio 16, 2008

Criando sua Primeira Aplicação em .NET

Video-Aula: Não disponível;
Linguagem: VB.NET.


Vamos criar uma pequena calculadora somente para fins de estudo. Faremos a mesma passo-a-passo e exploraremos um pouco mais sobre os recursos e vantagens do Windows Form.

1. Primeiros Passos





Inicie o Visual Studio. Estou usando a versão 2005, usando o framework 2.0. Neste exemplo, escreverei em VB.NET. Portanto, Vá em File -> New -> Project. No campo Name, devemos escrever o nome do nosso projeto. Colocarei RMCalculadora. Em Location, que é o endereço físico onde a aplicação estará, normalmente como padrão é a pasta Projects, e finalmente a Solution Name é o nome da solução, propriamente dita, neste Campo coloque Calculadora. Em Templates, selecione o Item Windows Application. Clique em 'Ok' para iniciar o Template.

Neste momento, o Visual Studio fará todas as referências e importará todas as classes para que seja possivel nossa programação. Teremos a seguinte janela abaixo:





Vamos para uma parte um pouco mais interessante. Vamos falar sobre alguns controles do menu ToolBox:

  • Label - Nos permite escrever textos em aplicações. O valor desses textos podem ser mudados de acordo com a programação feita. Por definição, os usuários do sistema não serão capazes de alterar seu valor.

  • Textbox - Trata-se de um verdadeiro canal de entrada de informações por parte do usuário. Por definição apenas o usuário pode preencher valores.

  • Button - Trata-se de um botão, algo que poderá gerar um evento no sistema.



Faremos nossa pequena calculadora com apenas estes três controles. Para você que conhece sobre Delphi, não terá dificuldade em realizar a próxima etapa.

2. Organizando seu Windows Form

Em cada controle, existe uma propriedade chamada Name. Essa propriedade nos permite chamar estes objetos e assim programa-los. Para acessar, selecione o objeto (por exemplo, a Textbox) e vá em Properties. Por definição, ele está localizado abaixo do Solution Explorer. Organize os objetos e modifique suas propriedades de acordo com a imagem explicativa abaixo:



3. Vamos com a Programação!
Vamos fazer a parte um pouco mais interessante neste exemplo e vamos às facilidares do framework. Clique duas vezes sobre o objeto btnCalcular, ele irá criar um método e associá-lo ao evento Click do botão. O código gerado é similar abaixo:

Private Sub txtCalcular_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles txtCalcular.Click
End Sub

Temos aqui algumas palavras-reservadas da linguagem.

  • Private - Garante que o método só possa ser invocado dentro da Classe que pertence

  • Sub - Refere-se a um método que não retorna valor algum.

  • End Sub - Significa o fim do método



O que precisamos entender é que este método no momento é que este método é referenciado pelo evento click apartir da palavra reservada handles. Para fins academicos, criaremos um método chamado Somar, que receberá dois valores do tipo Inteiro. Teremos o seguinte método:

Private Function Calcular(ByVal numeroUm, ByVal numeroDois) as Integer

Dim Resultado As Integer
Resultado = numeroUm + numeroDois
Return Resultado
End Function

Então, no momento temos dois métodos em nossa Classe. Neste último, temos a declaração da variável Resultado, e dos parâmetros numeroUm e numeroDois. Parâmetros são valores que passaremos para o nosso método Calcular, e como veremos posteriormente, é o que chamamos de encapsulamento na Programação Orientada a Objetos (OO).

Agora, vamos usar este método. Lembram-se do método que o Visual Studio criou automaticamente? Pois bem, veja o código do uso do método abaixo:

Private Sub txtCalcular_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles txtCalcular.Click


Dim intResultado As Integer
intResultado = Calcular(txtValor1.Text, txtValor2.Text)

MessageBox.Show("Valor" + intResultado.ToString(), "Resultado")
End Sub

Este método declara uma variável do tipo inteiro, e atribui o valor da nossa função Calcular a esta variável. Nós usamos o método Show do Objeto MessageBox para mostrar uma mensagem do tipo Alert do Windows, informando o resultado.

Um bom exercício para se praticar é acrescentar os métodos Subtrair/Multiplicar e Dividir.

Nenhum comentário: