sábado, abril 15, 2006

Analisando o Sucesso


Vamos analisar aqui a rede de restaurante Habib's. Quando tiver mais tempo, escreverei um resumo sobre a história do Habib's e também sobre seu fundador: Alberto Saraiva.

1) Descreva as 5 forças competitivas de M. Porter:

Constantes inovações: criação de vantagens competitivas apropriadas;

Potencial dos clientes: fidelização dos clientes aliado a um bom serviço;

Competição: maior preocupação com a qualidade do serviço prestado e seu preço;

Potencial dos Fornecedores: produto do fornecedor deve ser único;

Entrada de novos concorrentes em potencial: nocivo à empresa pois a expectativa dos consumidores geralmente cresce com novos produtos.


2) Quais as vantagens competitivas do HABIB’s?

Atendimento: funcionários especializados no atendimento ao cliente;

Preço acessível a população: a variedade de produtos com preços acessíveis é um grande diferencial positivo neste restaurante;

Premiaçào dos funcionários: Com a congratulação com prêmios, os funcionários sentem-se mais capacitados e mais dispostos à servir melhor a empresa;

Solidez financeira: com endividamento ZERO, garante de estabilidade à empresa financeira e lucratividade sem auxílio de emprestimos bancários;
Fidelização dos clientes: clientes são tratados especialmente;

Criação do UTI HABIB’s: um setor especial da empresa cuja função é gratificar os clientes que se sentirem prejudicados.

Capacitação dos funcionários: cursos gratuitos aos funcionários para melhor atender os requisitos empresariais;

“Passei minha vida oferecendo MAIS e cobrando MENOS, sempre tentando surpreender as pessoas e meus clientes com esse diferencial”.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito interessante seu Blog. Visite o meu... =P