terça-feira, abril 21, 2009

Introdução aos Padrões de Projeto

Design pattern (ou padrão de projetos) foi originado pela gangue dos quatro (Gang of Four). Décadas depois, padrões de projeto costuma ser uma novidade para programadores. Além de aumentar a qualidade de software com sua unificação de linha lógica de raciocínio, pode também aumentar a produtividade e qualidade do desenvolvimento de software.

A motivação dos padrões de projeto não é deixar os conjuntos de classes menores, mas sim mais flexíveis. Isso facilita muito expansão do sistema no futuro, uma vez 70% do tempo gasto no sistema são de manutenção e extensão. E nos dá o conceito de escalabilidade, que está ligada a capacidade de um sistema de crescer e evoluir.

Podemos resumir o conceito como elementos de códigos que são implementados de acordo com as necessidades que temos no decorrer dos nossos dias como desenvolvedores.

Naturalmente, dividimos os padrões de projeto em três grupos: os padrões criacionais, os estruturais e os comportamentais.

Criacionais : tem a responsabilidade de controlar a instância do objeto, abstraindo e deixando-as independentes de suas classes concretas.

Estruturais : tem a responsabilidade de planejar a estrutura da classe que se está construindo, aumentando a possibilidade de extensão das mesmas sem alteração grandes esforços.

Comportamentais : tem a responsabilidade de controlar comportamentos em tempo de execução.

Nos próximos artigos iremos falar sobre cada um desses tipos e seus padrões. Até a próxima.

Bibliografia:
[GoF] Gamma, Helm, Johnson, Vlissides. Prototype Pattern. Design Patterns — Elements of Reusable Object-Oriented Software, 1995.

Do Factory! - http://www.dofactory.com/

Nenhum comentário: