Linguagem: Independe de Linguagem.
1. Introdução
Um banco de dados é uma coleção de informações. Nestes sistemas são contidas diferentes estratégias para a rápida manipulação e consistência de dados. Com esse tipo de sistema, o programador não precisa se preocupar com o modo em que os dados estão organizados internamente na base de dados.
Como exemplo de sistemas de Banco de Dados de nível coorporativo, podemos citar o Microsoft SQL Server, Oracle, Informix, MySql, HSQL e DB2.
O ADO.NET (ActiveX Data Objects)é a mais recente solução à acesso a camada de persistência da Microsoft. Através deste objeto uma linguagem de programação .NET é capaz de interagir com um banco de dados relacional. Conforme vimos, o ADO clássico sofreu muitas mudanças desde correção de vulnerabilidade até questões de agilidade.
2. NET Providers
Providers são classes especiais que implementam a interface de acesso à dados do Banco. No Framework existem várias classes de acesso ao banco. São elas:
- SQL Provider : Acesso à base de dados SQL Server;
- Oracle Provider : Provê acesso à bases Oracle
- OleDB Provider: Provê acesso à bases de dados com Driver OleDB
- ODBC Provider: Acesso à banco de Dados com Driver ODBC
3. Namespaces
O Namespace System.Data contém todas as classes que implementam a arquitetura ADO.NET. Usualmente, o Namespace System.Data é importado para evitar a necessidade de descrevermos sua origem. Vamos estudar agora os Namespaces do System.Data.
- System.Data.Common : Este namespace contém classes que são compartilhadas em toda arquitetura ADO.NET.
- System.Data.OleDB : Contém objetos que permitem acessar provedores OLE-DB. Trata-se de classes flexíveis e são capazes de acessar muitas fontes de dados. O namespace foi testado pela Microsoft nos bancos SQL Server, Oracle e Access .
- System.Data.SqlClient: Este namespace herda do System.Data.Common anteriormente dito, contudo, ele é específico para o Microsoft SQL Server devido ao uso do protocolo TDS.
(Em Construção)
Nenhum comentário:
Postar um comentário